quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Saúde

 





Saúde 

 

A organização mundial de saúde (OMS) definiu o conceito de  saúde com “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não  apenas ausência de doenças”

Há comportamentos caraterísticos da adolescência.

 

Perturbação da hiperatividade e défice de atenção (PHDA)

Depressão

Bulying

Compulsão alimentar

Bulimia nervosa

Anorexia nervosa

Consumo de substâncias aditivas

Doenças sexualmente transmissíveis

Automutilação

Gravidez precoce

Ciberbullying

Violência no namoro

 

Muitas manifestações de desequilíbrios físicos têm origem em desequilíbrios emocionais. Um vida saudável envolve os dois aspetos.

Escolhe uma fotografia relativa a comportamentos caraterísticos da adolescência, pesquisa esse comportamento atendendo

 

- caraterização do comportamento

Identificação de possíveis causas desse comportamento

Manifestações

Consequências do comportamento

Possíveis tratamentos




Engole o choro. Engole sapo. Cala a boca

Cala o peito. Mas o corpo fala, e como fala. Fala a ponta dos dedos batendo na mesa. Falam os pés inquietos na cama. Fala a dor de cabeça. Fala a gastrite, o refluxo, a ansiedade. Fala o nó na garganta atravessado. Fala a angústia, fala a ruga na testa. Fala a insônia, o sono demasiado.

Você se cala, mas o falatório interno começa.

As pessoas adoecem porque cultivam e guardam as coisas não digeridas dentro de seus corações. O normal do ser humano seria a comunicação e conseguir dizer o que está sentindo. Mas nem todos se habilitam para esse difícil exercício.

Nem sempre digerimos bem aquelas pequenas coisas, como mensagens mal respondidas, as palavras que machucam…

Você finge que não ouviu, engole e tudo isso vai se acumulando até que um dia enche.

Esses pequenos fatos indigestos percorrem a garganta, entram no estômago, invadem o peito, e se deixarmos, calará nossa boca e nossa paz.

 

O importante é não deixar acumular ou achar que simplesmente vai aliviar com o passar dos dias. O tempo até tem um papel importante, mas não resolve tudo.

Tentar mostrar que tudo sempre está bem requer muita energia, o desgaste emocional é grande. Não dá pra engolir tudo e dizer amém! Eu sei. Também não dá pra cometer sincericídios por aí e sair vomitando as coisas entaladas na sua garganta.

 Mas dá para se expressar.

 Tem hora que o sentimento pede pra ser dito, entendido, descodificado, traduzido.

 Tudo que ele quer é ser exorcizado pela palavra ou pela via que lhe cabe melhor. Expressar tranquiliza a dor. Dor não é pra sentir pra sempre. Dor é vírgula.

Então faz uma carta, um poema, um livro. Canta uma música. Pega as sapatilhas, sapateia. Faz uma aquarela. Faz uma vida. Faz piada, faz texto, faz quadro, faz encontro com amigos.

Faz corrida no parque. Fala pro seu analista, fala para Deus, para o universo… se pinta de artista. Conversa sozinho, papeia com seu cachorro, solta um grito pro céu, mas não se cale.

Pois “se você engolir tudo que sente, no final você se afoga”.”


Rumi (1207 - 1273) foi um poeta e mestre espiritual persa do século XIII. Seus poemas adquiriram grande popularidade principalmente entre os persas do Afeganistão, Irã e Tajiquistão.

Mowlana Jalal ad-Din Balkhi Rumi (1207-1273) mais conhecido simplesmente como Rumi, foi um grande místico que escolheu a poesia como forma de comunicação das suas profundas experiências espirituais. Conhecido no mundo persa como Mowlana, «nosso mestre», circum-navegou o Médio Oriente, antes de se estabelecer em Konya, na Anatólia.

Cristãos e judeus seguiam-no com admiração, os mendigos sentiam conforto na sua presença. Com efeito, foi uma figura que cruzaram as fronteiras da fé, linguagem e geografia.


 "A Casa de Hóspedes" (Rumi)

 

Isto de ser humano é uma casa de hóspedes. 

Cada manhã uma nova chegada.

Uma alegria, uma depressão, uma mesquinhice,

Com alguns momentos conscientes

Como se de um visitante inesperado se tratasse.

Deem-lhes as boas-vindas e entretenham-nos a todos!

Mesmo que seja uma multidão de queixumes,

Que violentamente varre a vossa casa,

Esvaziando-a de mobílias,

Mesmo assim, tratem cada hóspede honrosamente.

Ele pode estar a tentar alertar-te

Para uma qualquer nova alegria.

O pensamento escuro, a vergonha, a malícia. 

É vê-los à entrada a rir, 

E convida-os a entrar.

Agradece tudo o que surge, 

Porque tudo foi enviado 

Como um guia que te segue.

 

Vive o momento presente com atenção plena; Aprecia cada sensação que surge com o normal funcionamento dos teus sentidos; Procura a harmonia entre corpo e mente, a vitalidade e energia; Liberta o que não faz falta; Deixa ir; Vive com tranquilidade a relação com o mundo e com os outros.  



Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os homens são maricas quando estão com gripe

  “Todos Os Homens São Maricas Quando Estão Com Gripe” Vitorino Salomé (original - 2006) / Salvador Sobral https://youtu.be/0IKoYYzTvr...