quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Todos os homens são maricas quando estão com gripe

 “Todos Os Homens São Maricas Quando Estão Com Gripe”

Vitorino Salomé (original - 2006) / Salvador Sobral

https://youtu.be/0IKoYYzTvr0

Pachos na testa, terço na mão. Uma botija, chá de limão.

Zaragatoas, vinho com mel. Três aspirinas, creme na pele.

Dói-me a garganta, chamo a mulher. Ai Lurdes, Lurdes, que vou morrer.

Mede-me a febre, olha-me a goela. Cala os miúdos, fecha a janela.

Não quero canja, nem a salada. Ai Lurdes, Lurdes – não vales nada.

Se tu sonhasses, como me sinto. Já vejo a morte, nunca te minto.

Já vejo o inferno. Chamas, diabos. Anjos estranhos. Cornos e rabos.

Tigres sem listas. Bodes de tranças. 

Choros de corujas. Risos de grilo.

Ai Lurdes, Lurdes – que foi aquilo?

Não é a chuva, no meu postigo. Ai Lurdes, Lurdes, fica comigo.

Não é o vento, a cirandar. Nem são as vozes, que vêm do mar.

Não é o pingo de uma torneira, põe-me a santinha à cabeceira.

Compõe-me a colcha, fala ao prior. Pousa o Jesus, no cobertor.

Chama o doutor. Passa a chamada!

Ai Lurdes, Lurdes, nem dás por nada

Faz-me tisanas e pão de ló. Não te levantes, que fico só.

Aqui sozinho, a apodrecer.

Ai Lurdes Lurdes, que vou morrer!

 

Compositor: António Lobo Antunes (médico psiquiatra e escritor)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os homens são maricas quando estão com gripe

  “Todos Os Homens São Maricas Quando Estão Com Gripe” Vitorino Salomé (original - 2006) / Salvador Sobral https://youtu.be/0IKoYYzTvr...