quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Direitos da criança

 






Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respetivas disposições para que sejam aplicados. A CDC é o tratado de direitos humanos internacionais mais amplamente ratificado de sempre.

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo jurídico para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.

Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e também pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo. Apenas um país, os Estados Unidos da América, ainda não ratificou a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:

A não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.

A sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

A opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

 A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

Os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados);

Os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação);

Os direitos relativos à proteção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração);

Os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião).

https://www.unicef.pt/actualidade/publicacoes/0-a-convencao-sobre-os-direitos-da-crianca/









































































































































https://ugurgallenkus.com/products/parallel-universes-of-children

https://lens.google.com/search?p=AcLkwR1BMgA9ZKweDqDrLCufboCy6Z9AP6oJSwJ7WVPt2MaprPaZBvSh5m4kKB6Inc9GrN4Q4q5d5WyJHe5GXSZZZPMABVY0NIvpFs8mdKDLDyU3I5QOfMUkwwI9lEmvfJsC3T9Bct6vhHia_T2-ClSF_fTzoJIfoBTDdbeIuMkBWe2BGWGeJ9815Q5gmuPZ-netvjpw3Vygyvcg_iTc3ZFdlSstK0LVZ0-mYEBxxNYDFHr_9H_a3e1RTkgE3c8pXL5W_aUqg_2rQJUrYDqHOm234-JZnzFeheavskxGriTI0jgpevzczSBHgi1XOmZ-p4INdhoeeoEMFUSwpW4ZWAXxMupFDV39PyOr4ws%3D&ep=gisbubb&hl=en-PT&re=df#lns=W251bGwsbnVsbCxudWxsLG51bGwsbnVsbCxudWxsLG51bGwsIkVrY0tKRGswWVdVNU4ySmxMVFUyT1RZdE5EazRPQzA0T0RBekxXTXdPRFprWmpRelpUSTVNeElmWTNrdFNFdHFibVZFU1RSWVVVUjFWV2RKVkUxaWJEVjNaVXhtUTFOQ1p3PT0iXQ==




Uğur Gallenkuş
     
























Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os homens são maricas quando estão com gripe

  “Todos Os Homens São Maricas Quando Estão Com Gripe” Vitorino Salomé (original - 2006) / Salvador Sobral https://youtu.be/0IKoYYzTvr...